Primeira Eucaristia

A Eucaristia é a celebração da Ceia do Senhor e a renovação da Nova e Eterna Aliança de Deus com seu Povo. É o memorial do sacrifício de Jesus em favor da humanidade. É a fonte e o centro da vida cristã. Ela reúne e faz da Igreja o Corpo de Cristo. É sinal de unidade e alimento para a caminhada dos cristãos.

Os católicos, sobretudo aos domingos, se reúnem para celebrar a ressurreição da Senhor. Deus Pai os convoca em sua casa para celebrar esta festa. Desde o tempo dos apóstolos, os cristãos sabem que não podem viver sem a Eucaristia no Domingo, o dia do Senhor.

A palavra Eucaristia significa “ação de graça”. Com fé e alegria, reunimo-nos em nome do Senhor, escutamos sua Palavra, damos graças ao Pai, oferecemo-nos a ele com Jesus Cristo, alimentamo-nos com o Pão da vida esses enviados à missão.

Durante a missa, através daquele que preside a celebração, a Igreja suplica ao Pai que envie o Espírito Santo sobre o pão e o vinho, para que se transforme no Corpo e Sangue de Cristo; e também sobre a comunidade reunida, para que, recebemos o Corpo e o Sangue do Senhor, seja por ele renovada e reunida num só Corpo: o Corpo de Cristo.

Comungar é unir-se a Cristo e formar com ele um só corpo. Como disse Leão Magno: “A nossa participação do Corpo e Sangue de Cristo age de tal modo que nos transformamos naquele que recebemos”. Portanto, é dispor-se a viver, em comunhão com a Igreja, a missão de evangelizar, através da escuta e do anúncio da Palavra, da comunhão fraterna, do serviço ao próximo e do compromisso com a justiça.

Terminada a celebração, as pessoas reunidas na celebração são chamadas a viver e a testemunhar a fé do seu dia-a-dia e a colaborar no crescimento do Reino de Deus nos vários ambiente em que vive. Este é um grande privilégio e uma grande missão: ser sinal da presença de Jesus.

Também quando os fiéis de nossas comunidades se reúnem sem a presença do padre para a celebração dominical, alimentando-se com o pão da Palavra, eles estão unidos à celebração da Eucaristia na Paróquia. Essa união é estabelecida através de ministros não-ordenados, autorizados a presidir a Celebração da Palavra e a distribuir a Sagrada Comunhão.

O católico reconhece com gratidão que tem o compromisso de participar da Eucaristia dominical, por ser celebrada no dia em que Cristo venceu a morte e nos fez participantes da sua vida imortal.

(livro “Sou Católico”, pág. 93)