É o sacramento que confirma e consolida a graça batismal, e concede o dom especial do Espírito Santo, unindo o cristão ao Cristo e à sua Igreja. Existe, assim, uma intima relação entre os sacramentos do Batismo e da Confirmação, mesmo que haja uma distância de anos entre estas celebrações.
O gesto de estender as mãos sobre o confirmando e a unção com o óleo do Crisma, são os sinais dos dons do Espírito Santo. Ele comunica uma força especial para viver e testemunhar a fé cristã.
Este sacramento também se chama Crisma, porque a unção é realizada com o sagrado óleo do Crisma. Por esta unção, o cristão participa das unções do Espírito sobre Jesus, em seu Batismo e sobre os apóstolos e Maria, em Pentecoste.
Considerando-se a prática comum do Batismo de crianças, a Confirmação passa a marcar a maturidade da fé e a personalização do compromisso do Batismo. Por esta razão, é necessário que seja precedida de cuidadosa catequese. Somente assim, o sacramento da Crisma será uma experiência especial e marcante na vida dos jovens, suscitando a continuidade na participação consciente nas celebrações e na vida da Igreja.
(livro “Sou Católico”, pág. 92)