O “Mês da Bíblia” é uma atividade da Igreja do Brasil, iniciada em 1971, e pretende ser um tempo privilegiado para aprofundar o estudo de um livro ou uma temática bíblica. O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9). O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822).
O Livro de Josué, no Antigo Testamento (AT), dá início aos livros denominados históricos, sendo o primeiro na sequência dos escritos bíblicos após os livros que compõem o Pentateuco. O tema central do Livro de Josué é a entrada do povo de Deus na Terra Prometida, após a longa travessia pelo deserto, em busca da libertação da escravidão do Egito (Ex–Dt) e do cumprimento das promessas feita aos patriarcas e matriarcas (Gn 12–50).
O pesquisador Pe. Antônio Frizzo, registra na introdução de Josué da Bíblia Nova Pastoral (2014, p. 242), uma proposta de organização dos 24 capítulos do livro:
- Identificação do território e conquistas (capítulos 1-12)
- Distribuição das terras entre as tribos, segundo as necessidades de cada uma (capítulos 13-21)
- Retorno das tribos e solidificação da aliança entre as doze tribos (capítulo 22)
- Discurso de despedida, feito por Josué (capítulo 23)
- Assembleia de Siquém (capítulo 24)