A tarefa específica do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) nesse âmbito é a de educar adolescentes e jovens sobre o sentido de pertença e permanência na Igreja. O MEJ não trabalha para si mesmo, mas está a serviço da Igreja, em comunhão com as estruturas pastorais das dioceses. Acrescenta à Igreja o que é próprio de sua espiritualidade eucarística, vinculando-a aos diversos Carismas, Serviços e Movimentos.
Venha participar também: Todo sábado às 15h30 acompanhada da missa às 17h00.
A história do MEJ
A história do MEJ tem sua origem no Apostolado da Oração (AO), que nasceu com um grupo de jovens jesuítas, em 3 de dezembro de 1844, dispostos a orar e oferecer suas vidas pela missão da Igreja, guiados pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet, SJ, em Vals-près-le Puy, na França. O AO se expandiu rapidamente por todo mundo, com a participação de milhões de leigos. Em 1866 a Associação recebeu seus primeiros estatutos, aprovados pelo Papa Pio IX. O Papa Leão XIII confiou a essa obra suas intenções mensais de oração, e em 1896 seus estatutos foram revistos e aprovados.
É nesse contexto que, em 1865, as primeiras crianças e adolescentes entram nesse grande Movimento de oração. Rapidamente, graças ao dinamismo do Pe. Henri Ramière, SJ, o Apostolado da Oração contará em todo mundo com 100 mil crianças e adolescentes, entre os quais estará Teresa de Lisieux, que nele ingressou ao completar 12 anos de idade.
A partir de 1910, motivados pelos novos decretos do Papa Pio X, o Apostolado da Oração deseja Favorecer a comunhão das crianças e adolescentes e os convida a interceder pela paz nesse período de conflitos de toda a Europa e depois na Primeira Guerra Mundial. Em 1914, o Congresso Eucarístico Internacional, em Lourdes (França), convoca “uma grande liga eucarística de crianças que suscitaria desde a infância um movimento geral voltado para a Eucaristia”.
Animados pelo Congresso Eucarístico, alguns grupos se organizam. Fala-se de “Ligas eucarísticas” e de “Cruzadas de oração infantil”. Alguns desses grupos se vinculam ao Apostolado da Oração. É no seio da Cruzada de Bordeaux (França), criada em 13 de novembro de 1915 pelo Pe. Albert Bessières, SJ, e Geneviève Boseli, religiosa de Santas Clotilde, que tem origem a “Cruzada Eucarística” propriamente dita.
Em 1933, cerca de um milhão de crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos, na França, Bélgica, Burundi, Madagascar, Brasil, etc. fazem parte da Cruzada. Pio XI a considera “a escola primária da Ação Católica”. Em 1945, duas novas seções são criadas para maiores de 12 anos: os “Cavaleiros de Cristo” e os “Mensageiros de Cristo”.
Nos anos seguintes, essa nova proposta pastoral se propaga por numerosos países. Vários bispos adotam a Cruzada Eucarísticas como Movimento oficial de formação da juventude e a confiam a capelães diocesanos ou nacionais. A Cruzada fica sempre sob a responsabilidade do Superior-Geral da Companhia de Jesus, designado pelo Papa para conduzir o Apostolado da Oração.
Em 1960, por ocasião do 50º aniversário do Decreto de Pio X sobre a comunhão frequente, diante de mais de 3.200 delegados do Movimento, o Papa João XXIII não pronuncia a palavra “cruzada”, mas utiliza a expressão “movimento eucarístico”. Em 1962, a denominação “Movimento Eucarístico Jovem” é reconhecida pela Assembleia de cardeais e de bispos da França. a partir de 1969, um trabalho pedagógico importante se realiza na França, beneficiando vários países de língua francesa e da América Latina.
Em 2006, realiza-se em Roma a primeira reunião mundial do MEJ. Os diretores nacionais e os capelães de quatro países (Chile, França, Itália e Madagascar) rezam, partilham suas experiências e redigem as características comuns do Movimento. No registro do escritório da Equipe Internacional de Roma constata-se que, até então, há vinte e seis países em que o MEJ está presente. Contudo, não é de se estranhar que muitos grupos de outros países não estivessem ainda inclusos. Com o aprimoramento das comunicações e as visitas é que se vão se identificando outros grupos do MEJ.
No ano de 2008 o Escritório Internacional em Roma cria um website, abrindo um novo espaço mundial para compartilhar informações e recursos. Em outubro de 2010, cria-se o primeiro Conselho Internacional do MEJ , com o objetivo de partilhar com o Delegado do Padre Geral da Companhia de Jesus a responsabilidade de coordenar o MEJ mundial.
Em setembro de 2012 realiza-se em Buenos Aires o 1º Congresso Internacional do MEJ, do qual participam duzentos e cinco representantes de trinta países. Surge um verdadeiro Movimento Internacional, que se estabelece como o braço jovem do Apostolado da Oração. Nessa oportunidade constata-se que o MEJ já se fazia presente em cinquenta e seis países.