imagem para voltar ao topo

O que é o Matrimônio?

O Matrimônio ou aliança conjugal, é abençoado por Deus. Esse Sacramento tem sentido próprio no desígnio do Criador sobre o homem e a mulher. Deus, que é amor e os criou por amor, chamou-os no Matrimônio a uma íntima comunhão de vida, de amor e de cuidados recíprocos. Assim os cônjuges já não são dois, mas uma só carne e tornam-se portadores da bênção divina: “Sede fecundos e multiplicai-vos...” (Gn 1,28). O Sacramento do Matrimônio é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Jesus Cristo restabelece a ordem inicial querida por Deus e dá ao Matrimônio a nova dignidade de Sacramento, que é o sinal do seu amor de Esposo da Igreja. Por esta razão, o Sacramento do Matrimônio concede aos esposos a graça de se amarem com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja e de participarem no Mistério da paternidade de Deus e da maternidade da Igreja.

Quais são os impedimentos e proibições?

Impedem a celebração católica situações que contrariam as normas da vida cristã no seio da Igreja. Estes impedimentos tornam nulo, isto é, inválido, o Matrimônio sem a devida dispensa, quando esta é possível. Em alguns casos, necessita-se de uma licença do ordinário local. Em outros, dispensa da Santa Sé. Não são válidos os Matrimônios com impedimentos sem as devidas dispensas.

Impedimentos regulamentados pelo Código de Direito Canônico que invalidam o Matrimônio, se não obtiverem as devidas dispensas:

     Impedimento de idade;

     Impotência antecedente e perpétua;

     Impedimento de vínculo;

     Impedimento de disparidade de culto;

     Impedimento de ordem sacra;

     Impedimento de profissão religiosa;

     Impedimento de rapto;

     Impedimento de crime;

     Impedimento de consanguinidade;

     Impedimento de parentesco legal;

Qual o lugar de celebração do Matrimônio?

  • O lugar próprio para a celebração do Matrimônio é a igreja paroquial, onde uma das partes tiver domicílio, quase domicílio ou residência há um mês, ou, tratando-se de vagantes, na igreja paroquial onde de fato se encontrarem (cf. cân. 1115 CIC).

  • Não são permitidas celebrações de casamentos em restaurantes e buffets. Em outros espaços de encontros sociais, a permissão fica a critério do bispo diocesano. São permitidas celebrações de casamentos em capelas e igrejas reconhecidas pela diocese e em capelas de hospitais, escolas e em capelas de casas religiosas.

  • Não se devem realizar bênçãos matrimoniais fora do templo após a celebração do sacramento em curto espaço de tempo, o que poderia ocasionar confusões e configurar simulação de sacramento.

  • Para presidir validamente à celebração do Matrimônio fora de sua paróquia, qualquer presbítero ou diácono precisa da jurisdição do pároco local, por escrito.
    Recorda-se que a ausência de delegação para a celebração do Matrimônio em lugar diverso do previsto pelo Direito, ou fora do território da residência dos noivos e também a falta de provisão do clérigo assistente, pode ensejar em nulidade do Matrimônio. O celebrante pode incorrer em penas canônicas, como censura e privação de ofício (cf. can. 1371, 1378 CIC).

  • Recorda-se que a ausência de delegação para a celebração do Matrimônio em lugar diverso do previsto pelo Direito, ou fora do território da residência dos noivos e também a falta de provisão do clérigo assistente, pode ensejar em nulidade do Matrimônio. O celebrante pode incorrer em penas canônicas, como censura e privação de ofício (cf. can. 1371, 1378 CIC).

O que dizem os casais?

Cliente

"Nosso Matrimônio nos uniu em uma jornada incrível! A bênção na Igreja solidificou nosso amor e compromisso, trazendo paz e alegria para nossas vidas."

Anderson e Laura - 5 anos de casados
Cliente

"Celebrar o Matrimônio foi o melhor decisão que tomamos. A fé nos guia e fortalece diariamente, tornando nossa união ainda mais especial e cheia de amor."

Cláudia e Rafael - 10 anos de casados
Cliente

"O Matrimônio é uma verdadeira parceria! Aprendemos a crescer juntos na fé e no amor, enfrentando desafios com união e gratidão."

Ana e Jorge - 3 anos de casados
Cliente

"Nosso Matrimônio é uma linda bênção. A promessa feita na Igreja nos inspira a construir uma vida repleta de respeito, compreensão e muito amor."

Priscila e Lucas - 8 anos de casados

Veja nosso sacramento em ação

Apoie nossa paróquia

O matrimônio é uma bênção divina, onde o amor, a e a união são fortalecidos diante de Deus. Nossa paróquia se dedica a preparar e celebrar esse sacramento sagrado, ajudando casais a construir lares sólidos e cheios da graça divina.

Com sua doação, podemos continuar promovendo cursos para noivos, celebrações matrimoniais e eventos que fortalecem os valores cristãos no casamento. Seja parte desta missão de evangelização e apoio às famílias!

Quando você apoia a nossa paróquia, está ajudando a fortalecer os laços matrimoniais. Com sua contribuição, conseguimos oferecer suporte aos casais, cuidando para que eles tenham uma experiência especial e significativa na celebração de seus matrimônios.