imagem para voltar ao topo

O que é o Batismo?

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã e o nascimento para a vida nova em Cristo Jesus. Libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus nas águas do Batismo, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.

O Batismo não pode ser compreendido apenas como uma bênção concedida às crianças. Supõe mudança de vida, conversão e adesão a Jesus, uma resposta de fé, que se manifesta em um estilo de vida coerente com os valores do Reino. (Sou Católico, vivo minha fé; p. 108)

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que deseje batizar seu filho ou filha (até seis anos de idade), ou ser padrinho/madrinha, pode participar do nosso Curso de Batismo.

Quem pode ser padrinho de Batismo?

  • Cabe aos padrinhos católicos, como exemplos e corresponsáveis da fé, tanto quanto possível, acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao Batismo o batizando criança (cf. cân. 872 CIC).

  • Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân. 873 CIC).

  • A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita pelos pais ou responsáveis pela criança.

  • Se for adulto, cabe a ele essa escolha.

  • O padrinho/madrinha não pode ser o pai nem a mãe do batizando.

  • Deve ser católico, participar da vida da Igreja, ser fiel aos preceitos da Igreja e ter 16 anos completos e tenha recebido os Sacramentos da Iniciação Cristã (cf. can. 874 CIC)

  • Pessoas ainda não casadas regularmente na Igreja podem ser admitidas como padrinhos e madrinhas, a critério do Pároco, contanto que sejam católicos e participem ordinariamente da vida da Igreja.

Local e dia do Batismo

  • O lugar próprio para se realizar o Batismo é a igreja (cf. cân. 857§1CIC). Assim se fomenta senso de eclesialidade, evitando qualquer caráter privado com celebrações em residência sem a requerida urgência. O Batismo deve ser realizado, de preferência, na igreja matriz da paróquia ou na comunidade em que os pais participam ou residem.

  • Em casos de grave necessidade (doenças graves ou contagiosas, perigo de morte da criança, etc...), o Batismo deve ser celebrado o quanto antes onde quer que seja. O celebrante deve notificar o pároco do local, onde foi realizado o Batismo, para que proceda com o registro e emita a certidão.

  • Caso a criança supere o perigo e sobreviva, os pais devem apresentá-la à comunidade, para serem complementados os ritos e feitos os registros do Batismo.

  • Se a criança vier a falecer sem Batismo, deve-se confortar os pais, lembrando-lhes a bondade do Senhor “que quer que todos se salvem” (1Tm 2,4).

  • O “dia do Batismo” é, preferencialmente, o domingo, dia em que celebramos a Páscoa do Senhor.

O que dizem os fiéis?

Cliente

"O Batismo foi um marco na minha vida. Senti uma paz interior e uma conexão mais profunda com Deus. É um passo essencial na minha jornada espiritual."

Bruno - 30 anos
Cliente

"Batizar minha filha foi um momento tocante para toda a família. A cerimônia simbolizou um novo começo, cheio de bênçãos e amor divino."

Isabel - 25 anos
Cliente

"O Batismo trouxe uma nova direção para minha vida. É mais que um ritual; é a declaração do meu compromisso com Deus e a comunidade."

Sofia - 33 anos
Cliente

"Ao ser batizado, experimentei uma transformação interna que renovou minha fé e esperança. Foi um dia de pura felicidade e significado."

Guilherme - 19 anos

Veja nosso sacramento em ação

Apoie nossa paróquia

Ao apoiar a Pastoral do Batismo, você contribui para o acolhimento de novas vidas na fé cristã. Sua doação ajuda a fornecer os recursos necessários para realizar celebrações significativas e preparar os pais e padrinhos para esta etapa inicial.